Como sabemos, nos últimos anos o inbound marketing chegou e estimulou o outbound a se aperfeiçoar. Ao mesmo tempo ressalta uma mensagem importante: o conteúdo importa bastante para as empresas. Porém, ele sozinho não é o bastante. É aí que entra o funil de vendas em Y.

Como Bebeto e Romário no tetracampeonato mundial da Seleção Brasileira, o inbound e o outbound formam uma parceria espetacular. A dupla pode ser fundamental para o seu negócio.

Bebeto (meio) e Romário (direita): uma parceria de sucesso, assim como o inbound e o outbound.

O inbound possui as vantagens de moldar o lead em diferentes aspectos do negócio e mercado, com o objetivo de gerar atração até o funil de vendas. Outro ponto positivo é o poder que ele possui em transformar a empresa em uma autoridade no mercado.

Em contrapartida, o inbound marketing não é tão simples, como se imaginava. Ele depende de vários fatores que vão desde profissionais especializados, a tempo para obter leads. E para isso a paciência é um fator essencial.

Portanto, o outbound voltou a ganhar força e se juntou com o inbound, formando um trabalho coletivo. A cooperação é denominada funil de vendas em Y. Eles atuam juntos com o intuito de obter leads.

Agora que você já sabe o que é funil de vendas em Y, é importante ressaltar qual é a importância dele para o seu negócio.

O funil de vendas em Y empregado em sua empresa

O marketing faz o lançamento de uma rede ampla para ver o que captura. As vendas irão focar em alvos específicos, sendo que ambos ajudam uns aos outros e alimentam a equipe de vendas.

Ao invés de pensar no processo como um funil linear, o ideal é trata-lo como um funil em Y. Nele, o marketing e vendas são ramos separados, porém que alimentam o mesmo funil para vendas.

Com essa integração, é formado um pipeline com bastante leads, que possuem maiores chances de fechar negócio.

O funil de vendas em Y e os seus benefícios

1.  Automação

A automação deixa todo o processo inteiramente eficiente, quando são usadas as ferramentas corretas.

Logo, não existirá a preocupação em indicar novos caminhos para o lead trilhar, pois o processo irá orientar o lead até o final.

2.  Gera integração entre os processos

Trabalhar com o funil em Y gera sinergia e se torna mais fácil mensurar os resultados de marketing e vendas. O exemplo é o próprio trabalho em si, que funciona como uma cadência.

Contar com ferramentas que trabalhem em conjunto é primordial para que ocorra uma integração saudável e os resultados sólidos apareçam.

3.  O desempenho da equipe irá aumentar 

Toda a equipe de SDR e vendas entende que precisa do momento correto de entrar em contato com lead.

Assim, a ligação torna-se uma janela de oportunidade e deixa de ser meramente uma simples tarefa.

4. Uma mudança de rota simples

O funil em Y possibilita que uma mudança de rota ocorra de uma maneira fácil, se caso uma estratégia não tenha dado certo. É possível identificar os motivos facilmente. 

O modelo de venda tradicional e as suas perspectivas 

Com base no que foi apresentado, o modelo de vendas tradicional será modificado gradativamente e adaptado às novas necessidades dos clientes.

O formato em Y poderá ter diferentes tipos de entrada, o que vai permitir uma omnicanalidade mais efetiva. Para quem não sabe, o termo denomina uma estratégia que tem o objetivo de integralizar todos os canais de venda, oferecendo a mesma experiência em todos eles.

Isso irá ocorrer porque as interações online serão ainda mais satisfatórias, porém o conhecimento sobre o cliente e a performance da equipe comercial é que farão com que tudo esteja devidamente conectado.

Defina o seu processo comercial com o funil de vendas em Y

Uma das grandes vantagens do funil de vendas em Y é a possibilidade da estruturação de um processo comercial muito bem definido. A solidez nos processos possibilita uma previsibilidade considerável aos negócios.

Atualmente, com um mercado tendo grande concorrência de agências, estruturar um processo de vendas eficiente, faz uma diferença enorme no resultado. O funil em Y deixa o processo bem mais eficaz e previsível, porque sabemos exatamente o momento de entrar em contato com um lead e realizar a abordagem comercial mais direta.

Para que a solidez seja alcançada, é necessário mapear os dados dos usuários. Isso, desde o momento em que eles se tornam leads, até o momento em que se transformam em clientes de fato.

O trabalho de prospecção deve ser realizado com base nos dados reunidos, personalizando todo o tom da comunicação e definindo com exatidão a frequência dos contatos.

Com o conteúdo que foi apresentado, concluímos que o funil de vendas em Y é uma das estratégias comerciais eficientes que podem compor o modelo ideal para o negócio de uma empresa. Portanto, desenvolvê-lo da maneira correta pode ser um divisor de águas para o futuro do seu negócio.

Agora que você já sabe como estruturar a metodologia do funil na sua empresa, é só transformar toda a teoria em prática! Gostou? Compartilhe o link do artigo em suas redes sociais. Espalhe conhecimento!